Desenvolvimento ou Referencial Teórico ou Revisão de Literatura

22-07-2010 11:04

 

É a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, qeu variam conforme a abordagem do tema e o método.

O desenvolvimento trata da matéira de forma abrangente e objetiva. Ele corresponde à parte mais extensa do trabalho. Deve incluir o referencial teórico pesquisado.

Obs.: Não deve esquecer de redigir o texto na terceira pessoa do singular.

 

"Referencial teórico", "Quadro teórico", "Marco teórico" ou "Revisão de Literatura" é um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando conceitos, características, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e página) de profissionaiss experientes. Esse resumo pode ser compilado através de textos de revistas, jornais, livros, Tvs, Rádio, boletins, enfim, documentos confiáveis consultados em bibliotecas, entrevistas na mídia, documentários, etc. As fontes deverão constar da bibliografia do projeto de pesquisa de modo completo, de acordo com normas da ABNT ou da Associação selecionada pelo seu orientador/a.

Ao desenvolver o seu projeto de pesquisa bem como a monografia, ou qualquer outro tipo de redação, apóie-se sempre num dicionário da língua e no livro de Metodologia do Trabalho científico indicado ou não pelo orientador/a. Esse tipo de consulta é importante para o bom desenvolvimento do trabalho, sobretudo se o/a orientador/a não fornecer aos alunos um guia próprio da Faculdade.

O livro de Metodologia é encontrado facilmente em qualquer biblioteca (acadêmica ou pública) ou mesmo em Sebos ou livrarias convencionais e servirá não somente para lhe definir o que é referencial teórico como para ajudar no prosseguimento dos demais ítens que são substancialmente sequênciais e tão importantes quanto porque um ítem responde o outro.

 

Obs.: Um projeto de pesquisa bem feito é mais de meio caminho andado porque o projeto servirá também como INTRODUÇÃO para a mono.
 

 

hospedagem
hospedagem